segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FÁBIO ZANON e MARCELO BARBOZA em apresentação no Teatro Cultura Artística - Itaim Bibi

Olá pessoal, deixo para que curtam informações sobre Fábio Zanon, bem como, de Marcelo Barboza, seu parceiro de longa data. Ambos se apresentaram lindamente no Teatro Cultura Artística em São Paulo. Deixo dois vídeos por mim gravados e desde já, peço desculpas pela ausência de perfeição.  Antes do vídeo onde Marcelo Barboza toca sua flauta-solo, deixo algumas informações sobre a canção, que fala sobre a lenda da figura mitológica de Pan, que foi explicada por Marcelo na ocasião. Boa leitura a todos.


FÁBIO ZANON, uma das figuras dominantes no cenário internacional de violão clássico, como solista ou camerista, tem se apresentado por toda a Europa, América do Norte, América do Sul, Autrália e Oriente Médio e é convidado regular de teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall em Londres, Carnegie Recital Hall  em Nova York, SalaVerdi em Milão, Musikhalle em Hamburgo, Ateneo em Madri, KKR em Lucerna e todos os maiores teatros do Brasil.

Venceu por unanimidade dois do maiores concursos internacionais: o 30º Concurso "Francisco Tarrega" na Espanha e o 14º Concurso da Fundação Americana de Violão (GFA) nos Estados Unidos. A essa vitória seguiu-se uma turnê de 56 concertos nos Estados Unidos e Canadá e o lançamento de seus primeiros CD's.

Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, é considerada uma referência e o CD Guitar Recital/Naxos, foi escolhido pela Revista Gramophone como o melhor de 1998: "Técnica fluente, grande beleza e variedade de som, resposta emocional finalmente controlada, sensibilidade estilística".


MARCELO BARBOZA, Bacharel em Música pela USP e mestre pela Royal Academy of Music - University of London, já se apresentou em vários países na Europa, Estados Unidos, América doSul e Egito.

Se apresenta com o violonista Fábio Zanon e com a pianista Clélia Iruzun, com quem tem tocado extensivamente no Brasil e Europa e jágravou vários CFs com sucesso de crítica.

Atuou como solista com os maestros Collin Metters,Theo Kapspoulos, Richard Markson, eleazar deCarvalho, Benoit Renard entre outros e com as orquestras Covent Garden Chamber Orchestra, Orquestra deCâmara de Odense, OSESP, Sinfonia Cultura.

Foi professor convidado nas Academias Reais de Estocolmo e Pitea, Academia Carl Nielsen e Conversatório Conservatório de Odense e no Curso Internacional de Verão de Brasília.

Atualmente é flautista de Verão de Brasília.

Atualmente é flaustista-solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.


Aqui, trata-se do Gran Duetto concertante de Giuliani, 2o e 3o movimentos.



Aqui, trata-se de peça solo de flauta chamada Syrinx, de Debussy. Quanto à Lenda de Pan, Marcelo antes da apresentação teceu alguns comentários sobre o mito que aqui, exponho de maneira mais detalhada: Diz a lenda que Pan apaixonou-se pela belíssima ninfa Syrinx, mas que teve seu amor rejeitado por ela.

Syrinx fugiu da feia criatura e foi pedir ajuda às náiades, as ninfas dos rios, que imediatamente a transformaram em uma discreta moita de bambus.

Pan perseguiu Syrinx até as margens do rio e quando supõe agarrá-la, abraça apenas os bambus e ouve somente os sons produzidos pelo vento a soprar através das partes ocas da planta.

Pan encanta-se com aqueles sons; corta alguns bambus em tamanhos diferentes e inventa a flauta à qual dá o nome de Syrinx, em homenagem à amada, e que mais tarde será chamada flauta de Pan em honra ao deus apaixonado.

Sob a feiúra do deus Pan se oculta um coração sensível, capaz, não só, de atos primitivos como a perseguição às ninfas, mas também de gestos românticos como prestar homenagem à amada inacessível
.
  

Um comentário:

  1. Parabéns, gostei muito da postagem. Esses dois artistas são realmente muito bons. Abraços

    Maurício

    ResponderExcluir