quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fabio Zanon no forum do site www.violao.org fala sobre Alexandre

No site www.violao.org. existe um forum onde vários compositores, estudantes e interessados falam sobre composição e música.
Lá, existe um diálogo entre o participante Lucas e Fábio Zanon muito interessante, que aconteceu em abril/2010. Ambos falam sobre repertório e também sobre Alexandre. Olha só:

- Olá!

estou abrindo um novo tópico para que possamos trocar idéias sobre composições de música brasileira e compositores brasileiros, pois escutando o programa do Zanon e pesquizando em diversos meios encontro algumas obras muito interessantes e que muitas vezes nós violonistas nem temos conhecimento de sua existência.

Posso citar por exemplo: Suite Nazareth de, Entoada de Alexandre de Faria, Tocata Mineira de Eustáquio Grilo (que tem acho que 6 tocatas), temos também diversas peças mais consagradas de Sergio Assad, Marlos Nobre, Radames Gnatalli, sem falar sobre as muito conhecidas de Villa-Lobos e de carater mais popular como Dilermando Reis, Garoto e etc; e tantas outras que poderia citar...

Também já vou entrar em um tema mais polêmico, que trata sobre as edições e como conseguir essas partituras. As três primeiras que citei que eu saiba não existem editadas, eu tenho a tocata mineira (e toco) em copia que o proprio Grilo me passou. Acho que seria uma boa oportunidade para irmos indicando obras e buscando formas dessas peças serem difundidas, editadas, ou mesmo cedidas.

Aqui, Fábio Zanon responde a Lucas, dizendo: ... A Entoada (que é uma sonata em 3 movimentos) está publicada na EMEC da Espanha. Os Prelúdios no 1 e 2 e os dois Concertos ainda não estão publicados. Com compositor vivo é mais fácil, é só mandar um email e pedir. O alexandre frequentou o fórum, dá pra mandar uma MP pra ele.

Essa peça ainda precisa de alguém que a defenda, tem um potencial pra brilhar. O Flávio Apro era muito novo quando a gravou, e a estudou muito rápido, então ela não está com a soltura necessária para dar uma ideia de como pode soar.

Eu sou muito parcial em relação ao Alexandre, acho ele uma das maiores cabeças musicais que o Brasil já produziu. A música dele não é vanguarda mas também não é convencional; usa técnicas que todos conhecem mas não soa parecida com nada. O cara realmente tem um senso de identidade sonora privilegiado.

Os dois Prelúdios (Olhos de uma Lembrança e Death of Desire) são de uma qualidade suprema, música intensa, que força o ouvinte a se engajar. é um privilégio ter um cara desses entre nós, mas se ninguém toca a oportunidade escorre pelos dedos. Conheço pelo menos três pessoas que tocam o no.1.

Dos concertos, só toquei o no.2, várias vezes, é um pós-minimalismo trágico, música simples e séria, lembra os filmes de Tarkovsky.
 
http://vcfz.blogspot.com/2008/12/157-alexandre-de-faria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário