sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maestro Jean Reis fala sobre Alexandre de Faria

Jean Reis é Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino.

Aos 18 anos formou a  Orquestra do Instituto Adventista de Ensino. Foi violinista das principais orquestras de São Paulo. Neste período atuou como maestro da Orquestra Jovens Solistas do Brasil para a TV Cultura de São Paulo, foi maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, maestro convidado da Orquestra Sinfonia Cultura e da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Jean é doutorando em Regência Orquestral como bolsista integral da University of Southern Mississippi onde colabora como violinista na Meridian Symphony Orchestra, Gulf Port Symphony e Mississippi Symphony Orchestra. Atua como maestro assistente da University of Mississippi Symphony Orchestra tendo possibilitado vários jovens músicos brasileiros a continuarem seus estudos nos USA. Ufa !!! e olha que tem muito  mais. É possuidor de um currículo invejável, que você visitante, poderá encontrar no site dele: www.jeanreis.com.br.  

É o idealizador e Diretor Artístico do Brasil Instrumental Andradas desde 2007 e do Festival Música nas Montanhas onde atua como Maestro e professor de Regência Orquestral. Já na sua 12ª edição em Janeiro de 2011, o festival é sucesso em todas as suas edições como confirma a crítica especializada.

Jean se encontra nos Estados Unidos, onde realiza um curso e mesmo assim, cedeu seu tempo para falar comigo por telefone. Ele foi muito agradável e ao perguntar-lhe sobre Alexandre de Faria, respondeu que mandaria seus comentários por e-mail e assim o fez. Vamos ver?

Sobre o Alexandre:

"Escrever numa linguagem moderna erudita e ainda assim alcançar a emoção do grande público, é um feito para poucos compositores.

Ainda Jovem, o compositor Alexandre Faria é dotado de um grande talento, que não significaria muito não fosse o seu preparo técnico para deixar esse talento vir à tona.

Sua participação em duas edições do Festival Música nas Montanhas deixou um marco pela passagem profissional impecável. Porém o marco mais significante  foi sua qualidade como ser humano. Extremamente simpático aos que lhe rodeiam, simples em sua essência sem ser simplório, acessível como pessoa e de um bom humor agradável.

O resultado no palco não poderia ser diferente pois estas características transparecem em sua música, seja para Televisão, Estúdios de Gravação ou Palco.

O Festival Música nas Montanhas vai para sua 12º Edição em Janeiro de 2011. Muita música já aconteceu. Esperamos que muito ainda aconteça para enriquecer nossa cultura musical e alimentar nossa alma brasileira sedenta de qualidade artística, com sua música riquíssima em emoções. 

A Arte, como nosso  futebol,  e felizmente outros esportes como o Volley e Ginástica, tem confortado a vida de nossa gente. Gente que canta, dança, pula, chora... Gente que pode sofrer tendo aprendido a enfrentar o cotidiano com a bravura de uma lágrima que escorre apenas por dentro... Bom poder ver no rosto dessa gente, um sorriso brotando genuino e contagiante pela música de gente que entende essa necessidade. Gente como Alexandre Faria... Há muita gente que Faria o mesmo se soubesse... mas não fazendo, escutam com mente e coração abertos como se houvessem eles próprios escrito a música. Sensibilidade!

Seja música saindo do palco, ou emoções vinda de quem ouve... a sensibilidade é aguçada! Só estando presente pra ver... ouvir... sentir!

Quando Janeiro chegar, junte-se a outros nessa emoção! Dê ao seus olhos o deleite da paisagem linda de Poços de Caldas, e descanse por dias repletos de música... rodeado por uma juventude linda de cerca de mil estudantes de música cruzando as ruas.  Vocé é nosso convidado especial.

Esperamos você conosco!


Um grande abraço,


Jean Reis
Diretor Artístico do Festival Música nas Montanhas"
É pessoal... a opinião de Jean é de muito peso !


Abraços a todos e
um agradecimento especial a Jean Reis por suas palavras e
disposição em participar desse nosso espaço.
Obrigada,
Marcinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário