sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festival Música nas Montanhas - idealização do Maestro Jean Reis


12º Festival Música nas Montanhas
Poços de Caldas - MG
de 09 a 22 de Janeiro de 2011.



Sinto-me honrada quando me deparo com realizações e conquistas baseadas em estudo, dedicação,  muito trabalho e competência. Falo do Festival Música nas Montanhas, que foi idealizado em 1999 pelo maestro Jean Reis a pedido do Secretário da Secretaria de Cultura e Turismo de Poços de Caldas - MG, Dr. Marcos Togni. Desde então, o Festival tem sido sucesso absoluto.  Por isso, neste  nosso espaço, além de falar sobre Alexandre de Faria, também falaremos de assuntos que envolvam o mundo dele. É muito bom podermos levar informação de qualidade, como esta a seguir. Venham comigo ! 

O Festival Música nas Montanhas oferece mais de 32 concertos gratuitos e abertos ao público, divididos em três séries: Noturno, Acadêmico e Concertos Especiais. Os Concertos Especiais são feitos em hospitais, asilos e praças, destacando para os alunos a importância da contribuição social. Além disso, o festival oferece 49 oficinas de aperfeiçoamento sobre música erudita e instrumental, para todos os instrumentos de orquestra, incluindo harpa, saxofone e piano. Há oficinas de regência orquestral e coral, além de aulas de canto. 

Além da sua base que é a Orquestra Sinfônica, alunos e profissionais formam também a Orquestra de Cordas, Camerata Clássica, Banda Sinfônica, Coral Sinfônico, Grande Coral e Coral Infantil. 

O festival tem reunido músicos de todo o Brasil, bem como dos Estados Unidos, Áustria, Bolívia, Colômbia, Uruguay, Chile, Paraguay e Argentina, que buscam orientação musical do corpo docente formado pelos melhores músicos e educadores eruditos do país e exterior. Alunos, mestres e artistas convidados mostram sua arte ao público em dezenas de concertos gratuitos. 

Dentre artistas que se apresentaram no Festival, encontram-se a Banda Mantiqueira, Orquestra Villa-Lobos, Orquestra Versatilis, Trio Brasileiro, Trio Quintessência, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Quinteto Sujeito a Guincho, Duo Carrasqueira, Duo Fukuda-Montini, Duo Adélia Issa e Edelton Gloeden,  Monte Pascoal Quarteto de Saxofones & Percussão, Regina Elena Mesquita e Francisco Campos, Trio Aquarius, Berio +, assim como solistas renomados como Lyndon Taylor ( Los Angels Philharmonic) e Konradin Grogh ( Filarmônica de Berlin). 

A música contemporânea e a de compositores vivos tem sido destaque no Festival Música nas Montanhas, e pode ser destacado como uma de suas características. Em 2005, O conjunto paulistano Quarta D apresentou um programa com "Quarteto para o Final dos tempos", de Olivier Messiaen (1908-1992) e de peças de Arrigo Barnabé especialmente dedicadas ao grupo. Houve também a apresentação da obra "Feira de Caruaru" de Artur Barbosa, escrita especialmente para o festival, e de duas obras do compositor argentino Enrique Roel , que regeu uma delas. No ano anterior a compositora britânica Margaret Wilkins, de 65 anos, estava presente para a apresentação de sua obra "Hymn to Creation", e a estréia brasileira do "Concerto nº 2 Mikulov" do compositor carioca, Alexandre de Faria, que foi apresentada por Fábio Zanon em  2001. 

Pessoal, é incrível, mas em todas as edições, ou seja, da 1a. à 11a., as salas de concertos estiveram superlotadas, fato noticiado pelos jornais locais. Em Janeiro de 2003 o evento também foi indicação da Revista Bravo e citado como um exemplo pelo anuário Viva Música em 2004. 

Em vista desse carinho com que Poços de Caldas recebe quem lhe visita, os idealizadores do Festival espera que no próximo ano, em janeiro de 2011, o público em geral que tenha conhecimento desse evento, vá para lá, onde além de estudar, poderão assistir a intensa programação músical. Vamos ?

(texto extraído do site de Jean Reis, com pequenas alterações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário