quinta-feira, 19 de maio de 2011

Adeus OSB Jovem

Alexandre de Faria, em razão dos últimos acontecimentos, comenta uma carta de desligamento de um jovem da orquestra e assim fala: "Essa é a carta de desligamento do Luiz Felipe da OSB jovem. Para mim ela diz tudo e é o suficiente para quem ainda tem dúvidas se posicionar à respeito. Emocionante!
"
"Adeus OSB
Hoje eu me desliguei da OSB Jovem, por discordar de todas as coisas erradas que ocorrem na fundação. Saí porque a dignidade de um músico tem que valer mais que mil reais ou que qualquer falsa promessa que nos façam.

A Jovem sempre teve um potencial incrível, jovens talentosíssimos que faziam muita das vezes a orquestra soar como se fosse grande, madura e experiente. Mas esse potencial nunca foi realmente explorado da maneira correta, sempre fomos vistos como objetos para suprir vontades de maestro ou diretores. Várias vezes fomos apresentados como "a nata dos jovens instrumentistas" e logo em seguida eram dados os méritos aos monitores. Será mesmo que para se ter a tal "nata" o mérito e construção desses alunos eram dignos dos monitores ou seria de diversos professores competentes que durante anos lapidaram esses jovens? Professores esses que foram ridicularizados em entrevista pelo tal diretor artístico. A última frase que eu ouvi antes de pegar minhas coisas e sair da orquestra foi "quero ver seu professor pegar parte do salário dele e te sustentar.”. Acho que eu nem preciso comentar nada sobre isso né, a frase se desmerece por si só!

Eu vivi na pele a antipatia de um maestro, vi amigos sofrerem, vi gente competente ser desmerecida na frente da orquestra, vi gente sofrer pressão psicológica minutos antes de solar com a orquestra, vi o dinheiro de nossas bolsas ser descontado por motivos obscuros..alias..vi não..porque nunca nos foi esclarecido para onde esse dinheiro ia.Gente que ficou doente e apresentou atestado foi descontado,gente q teve ônibus queimado na rua de casa na época da guerra no rio de janeiro foi descontado,gente q foi ver o filho nascer foi descontado...isso eram apenas algumas coisas que expressavam exatamente o aprendizado grotesco que tínhamos la.Recentemente,tivemos que dividir espaço na orquestra para diversos monitores(pessoas que se submeteram as avaliações da profissional),tivemos que presenciar o clima pesado entre eles mesmos,um querendo desmerecer o outro..será que esse é realmente o tal projeto educacional que é divulgado para a platéia e pros patrocinadores?Será mesmo que essa é a OSB Jovem anunciada no programa?Uma orquestra onde a cada ensaio q se passa são enxertados mais e mais monitores para mascarar e se disfarçar de uma orquestra que não existe mais?

É triste deixar uma orquestra onde fiz amigos, onde me dediquei,me diverti,ri e vivi intensamente, mas essa orquestra morreu, não existe mais, e aos meus amigos que la estão,cada um com seu motivo e suas convicções,apenas deixo o recado de coração: Música é vida,é amor e sentimento.Se vocês não tocam pensando nisso é porque talvez nem músicos mais vocês estejam sendo!

Espero que os músicos sejam tratados com respeito, porque apesar de parecer irônico, uma das frases que eu ouvi ao longo desse tempo na OSB Jovem que me marcou foi "Batuta não sai som". Então..fica a dica!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário